MATERIAL
SORO E SANGUE TOTAL
MEIO(S) DE COLETA
Gel separador (amarelo); Para sangue: Tubo com EDTA (roxo)
* 1 tubo com 2,0ml de sangue total com EDTA e 1 tubo com 3,0 ml de soro.
VOLUME MÍNIMO
*Ver meio de coleta
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas.
Outros: Para a realização do exame é imprescindível o envio das amostras de soro e sangue.
STRUÇÕES DE COLETA
SORO
Tubo com gel separador: Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
SANGUE TOTAL
Realizar coleta utilizando material e tubo de coleta recomendado para o exame , homogeneizar e acondicionar corretamente.
INTERPRETAÇÃO
Sua determinação é utilizada para avaliar a imunidade humoral do paciente, porém seus níveis são influenciados pela idade, sexo, meio ambiente, sendo assim difícil estabelecer um valor de referência para a dosagem. Seus níveis diminuídos podem ser sugestivos de deficiência imunológica. A exposição a um antígeno que o organismo não possui, pode responder com a produção de um anticorpo específico para este antígeno. Entretanto, há alguns antígenos que possuem uma estrutura que se parece muito com antígenos de bactérias e plantas aos quais estamos constantemente expostos. Nestes casos, ocorre a produção de anticorpos a partir do contato com as bactérias e plantas. Neste grupo encontramos os antígenos do sistema ABO. Estes anticorpos são chamados de isoaglutininas ou aglutininas naturais.