SINÔNIMOS: ANTI RNA POLIMERASE TIPO I, POLIMERASE RNA I
MATERIAL
SORO
MEIO(S) DE COLETA
Gel separador
VOLUME MÍNIMO
2 mL
INSTRUÇÕES DE COLETA
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia e amostras com hemólise grau I.
INTERPRETAÇÃO
A RNA polimerase I executa 80% de toda a transcrição que ocorre na célula sendo possível a detecção de qualquer alteração com maior brevidade. Anticorpos contra os três tipos de RNA polimerase são encontrados na esclerose sistêmica (ES), sendo que anticorpos anti-RNA polimerase I e anti-RNA polimerase III são específicos para esta enfermidade.
Os anticorpos anti-RNA polimerase I ocorrem em 4% a 11% dos pacientes com ES, estando associados às formas difusas e graves, com maior frequência de envolvimento cardíaco e renal. Em um estudo longitudinal, a sobrevida em 5 e 10 anos foi menor em pacientes com anticorpos anti-RNA polimerase I (45% e 30%) que naqueles com anticorpos anti- Scl-70 (80% e 66%).
* Devido às limitações da técnica, em alguns casos não é possível oferecer um resultado conclusivo devido à presença de imunofluorescência positiva inespecífica.