Material
Urina de 24 horas [U-24]
Palavras Chave
Eletroforese de Imunoglobulinas
Proteina M
Proteina Monoclonal
Imunoeletroforese de proteinas
Instruções
O exame é realizado na amostra de urina 24h.
Utilizar o frasco sem conservante fornecido pelo laboratório para coleta de urina 24h.
Refrigerar desde o início da coleta.
Não perder nenhum volume de urina durante a coleta. Se esquecer de coletar alguma urina, interrompa a coleta, despreze o material e reinicie o procedimento.
Não fazer esforço físico durante a coleta.
Manter sua rotina diária.
Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.
Mulheres: não realizar a coleta no período menstrual.
Orientações para coleta:
Ao acordar esvaziar a bexiga, jogando fora esta urina (não armazenar no frasco da coleta). Anotar o horário. Este é o horário de início da coleta.
A partir desse momento coletar todo o volume de todas as urinas e armazenar no frasco próprio até completar 24 horas.
Às 24 horas se completam no horário que esvaziou a bexiga no dia anterior, e não no horário que começou a coletar a urina.
Ao término da coleta de urina, comparecer ao laboratório para a entrega da mesma.
Para coleta domiciliar:
O frasco para a realização desse exame deve ser retirado pelo cliente ou responsável em uma de nossas lojas ou adquirido em farmácias.
O material deverá ser entregue ao colhedor no momento do atendimento domiciliar. Se não for possível, o cliente ou responsável deverá entregar o material posteriormente, em uma de nossas lojas.
O agendamento deverá ser realizado no ultimo horário antes da entrega do material na loja ou com possibilidade de reservar horário de deslocamento com taxa.
Jejum
Não é necessário.
Outros Laboratórios
Quando solicitado "Pesquisa de Proteína M", o médico deverá especificar se o exame desejado é "Eletroforese de Proteínas" ou "Imunofixação".
Condições
Urina 24 horas.
Coleta Apoio
A amostra deve estar refrigerada desde o início da coleta.
Ao receber o material verificar o volume urinário total:
Até 04 anos: questionar volume 500 mL.
05 a 09 anos: questionar volume 700 mL.
10 a 14 anos: questionar volume 1000 mL.
Maiores de 15 anos: questionar volume 2500 mL ou 500 mL.
Investigar se o paciente seguiu as instruções corretamente ou se tem algum problema que cause excesso de urina, por exemplo, diabetes.
Enviar uma alíquota de urina em tubo de transporte e informar volume total.
Para obtenção da alíquota a ser enviada: homogeneizar toda a urina de 24 horas coletada, antes do fracionamento.
Atenção: se criança ate 10 anos, informar peso e altura.
Volume Mínimo
3,0 mL.
Volume Recomendável
5,0 mL.
Critérios de Rejeição
Urina recente.
Comentários
Quando paraproteínas são detectadas na eletroforese de soro, urina ou líquor, devem ser classificadas pela imunofixação.
As imunoglobulinas monoclonais, também chamadas de paraproteínas ou Proteínas M, derivam de uma única linhagem de células plasmáticas que podem produzir altas concentrações de um único anticorpo monoclonal que aparece como uma linha estreita na eletroforese (ex.: mieloma múltiplo, macroglobulinemia de Waldestrom, amiloidose, gamopatia monoclonal de significado indeterminado).
A imunofixação, que substitui a técnica de imunoeletroforese por ser mais sensível e rápida, combina as técnicas de eletroforese e imunoprecipitação. Após a separação das proteínas séricas por eletroforese, anti-soro (contra IgA, IgG, IgM, cadeia leve Kappa e Lambda) é colocado sobre as frações separadas. As proteínas não precipitadas são lavadas e o imunoprecipitado é a seguir corado.
A presença de proteína M é caracterizada na imunofixação pela presença de uma banda bem definida associada com uma classe de cadeia pesada (IgM, IgG ou IgA) e banda de mesma mobilidade que reage com cadeia kappa ou lambda. Este método tem grande aplicação na identificação de proteínas M presentes em pequenas quantidades, que são difíceis de detectar por outros métodos.