Laboratório Citocenter

Exames

COVID – 19 PESQUISA DE ANTICORPOS NEUTRALIZANTES

SINÔNIMO
CORONA, CORONAVIRUS, TESTE ANTICORPOS NEUTRALIZANTES SARS-COV-2, TESTE DE NEUTRALIZAÇÃO COVID19, ANTICORPOS TOTAIS, TESTE DE NEUTRALIZAÇÃO SARS-COV-2, ANTICORPOS TOTAIS
 

TIPOS DE AMOSTRA
Soro
 
TUBO(S) DE COLETA
Soro: Tubo seco ou tubo Gel separador
 
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
 

REALIZAÇÃO
Exame realizado no laboratório de apoio
 
VOLUME MÍNIMO
1,0 mL.
 
MÉTODO
ENZIMAIMUNOENSAIO
 
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum: não obrigatório.
Recomenda-se coleta após 15 dias do início dos sintomas ou da confirmação da infecção por RT-PCR, ou 21 dias após vacinação.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE
Realizar a coleta utilizando tubo gel separador, e imediatamente após a coleta, homogeinizar o tubo e mantê-lo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente de no mínimo 30 minutos, para evitar hemólise. Após esse período, centrifugar a amostra e acondicionar corretamente no refrigerador de 2 a 8º até o envio da amostra para o setor técnico.
 
TRANSPORTE
As amostras devem ser embaladas e rotuladas em sacos plásticos de acordo com o descrito no PQ de Transporte.
 
ESTABILIDADE
Soro : 2 a 8ºC por 16 dias
 
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Não utilizar amostras inativadas termicamente, amostras procedentes de um conjunto de amostras misturdas, amostras demasiado hemolisadas e amostras com contaminação microbiana visível.
Amostras com fibrina, glóbulos vermelhos e outras partículas em suspensão.
 
INTERPRETAÇÃO
SARS-CoV-2, anteriormente chamado de 2019-nCoV, é um vírus de RNA que causa uma doença respiratória aguda (doença do coronavírus 2019, COVID-19). O SARS-CoV-2 possui várias proteínas estruturais, incluindo proteína S (Spike), proteína E (envelope), proteína M (membrana) e proteína N (nucleocapsídeo). Em especial, a proteína S é um importante antígeno protetor que evoca anticorpos neutralizantes altamente potentes (NAbs) e desempenha um papel essencial na fixação, fusão, entrada e transmissão viral. A proteína S compreende uma subunidade N-terminal de S1 responsável pela ligação do receptor do vírus e uma subunidade C-terminal de S2 responsável pela fusão da membrana da célula com a do vírus. S1 é dividido ainda em um domínio N-terminal (NTD) e um domínio ligante do receptor (RBD), o RBD dentro de S1 interage diretamente com os receptores anfitriões. A enzima conversora de angiotensina humana 2 (hACE2) é o receptor ao qual o SARS-CoV-2 se liga para entrar nas células hospedeiras. A infecção pelo SARS-CoV-2 inicia uma resposta imune, que inclui a produção de anticorpos ou anticorpos de ligação no sangue. Nem todos os anticorpos de ligação podem bloquear a infiltração e a replicação celular do vírus SARS-CoV-2. A subpopulação de anticorpos de ligação que podem bloquear a infiltração e a replicação celular do vírus é chamada de NAbs. A RBD dentro da subunidade S1 é o alvo mais crítico para NAbs de SARS-CoV. Tais NAbs podem interromper a interação do RBD e seu receptor ACE2. Assim, o nível de NAbs de SARS-CoV-2 no soro humano está correlacionado com as respostas imunológicas protetoras em indivíduos que se recuperaram da infecção por SARS-CoV-2 e refletem a imunidade de rebanho em nível populacional, informando o manejo clínico de pacientes com infecção anterior ou em curso pela COVID-19. No entanto, é desconhecido quanto tempo leva para que os anticorpos neutralizantes sejam produzidos e se eles sempre são produzidos após a infecção por SARS-CoV-2.
 

Sinonímia

NEUCOV

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

10 Dias

Matarial

Soro Quantidade: 5 ml