PALAVRA CHAVE
VARICELA (CATAPORA)
ATENDIMENTO
Unidade Jardim América
Segunda a sexta : 8 as 17 horas
Sábado: 8 as 11 horas
ESQUEMA DE DOSES
Duas doses da vacina varicela: a primeira aos 12 meses e a segunda entre 15 e 24 meses de idade.
Para crianças até 11 anos, o intervalo mínimo entre doses é de três meses. Já para adolescentes e adultos suscetíveis são indicadas duas doses com intervalo de um a dois meses.
LOCAL DE APLICAÇÃO
Subcutânea (braço esquerdo)
TEMPO DE JEJUM
Jejum desnecessário
COMENTÁRIOS
O que Previne? – CATAPORA
Indicação: Duas doses da vacina varicela: a primeira aos 12 meses e a segunda entre 15 e 24 meses de idade.
Para crianças até 11 anos, o intervalo mínimo entre doses é de três meses. Já para adolescentes e adultos suscetíveis são indicadas duas doses com intervalo de um a dois meses.
Contraindicado: Pessoas que tiveram anafilaxia causada por qualquer dos componentes da vacina ou após dose anterior, e gestantes.
Pessoas com deficiência do sistema imunológico, seja por doença ou tratamento imunossupressor, devem ser consultadas por um médico para a indicação, pois muitas vezes os danos causados pelo adoecimento é maior que o risco oferecido pela vacina.
Efeitos Adversos: A vacina varicela é segura em indivíduos imunocompetentes, com taxa de eventos adversos variando de 5% a 35%. Imunodeprimidos podem apresentar eventos adversos mais intensos, embora raramente graves.
Em 26% dos vacinados ocorre dor no local da aplicação e em 5% ocorre vermelhidão. Em 1% a 3% podem ser observadas vesículas próximas ao local da aplicação.
De 3% a 5% dos indivíduos apresentam exantema pelo corpo, semelhante às lesões causadas pela varicela, com duas a cinco lesões aparecendo entre cinco e 26 dias após a vacinação. Já as lesões que surgem duas ou mais semanas após a aplicação da vacina são indicativas da doença provocada pelo vírus varicela zóster que foi adquirido antes da vacinação e ficou incubado.
Recomendações: Não se aplica
FABRICANTE: MSD