EXAME REALIZADO MEDIANTE AGENDAMENTO
AGENDAR COM TRIAGEM E SUPERVISÃO DE COLETA
EXAME REALIZADO DE SEGUNDA A SEXTA
NAO COLHER EM VESPERA DE FERIADOS.
OBS: SEXTA FEIRA ATÉ AS 11:30 AM
Material:
Sangue
Sinonimo:
Interferon Gamma Release Assay
Quantiferon TB Gold Plus
IGRA
Mycobacterium tuberculosis
Micobacterium
Micobacteria
Tuberculose
PPD (Vide item Comentários)
QFT
Condições
Plasma (tubo próprio). Solicitar kit para triagem
Coleta
Devem ser coletados 4 tubos: Nil (tampa cinza), TB1 (tampa verde), TB2 (tampa amarela) e Mitógeno (tampa roxa).
Os tubos devem estar numa temperatura entre 17 a 25°C no momento da coleta.
Coletar 1 mL de sangue em cada tubo.
O sangue deverá atingir a marca preta na parede do tubo.
Mantenha o tubo na agulha por 2 a 3 segundos após o fluxo cessar. Obs.: a marca preta corresponde a um intervalo aceitável entre 0,8 a 1,2 mL de sangue.
Repita a coleta do tubo se o volume de sangue não atingir a marca preta.
Se optar por coleta com escalpe transfira o sangue para os tubos do Kit QuantiFERON respeitando a marca preta na parede dos mesmos. – Se necessário, manter o braço do paciente garroteado durante a coleta, pois o fluxo de sangue para dentro do tubo é lento.
Imediatamente após a coleta dos 4 tubos, homogeneizar as amostras gentilmente 10 vezes de modo que toda a parede dos tubos seja revestida de sangue.
Obs.: A homogeneização muito vigorosa poderá provocar a ruptura do gel no fundo dos tubos e provocar alteração dos resultados.
Após este procedimento, os tubos deverão ser mantidos na posição vertical.
Os 4 tubos devem ser identificados com o nome do paciente, data e horário da coleta.
As ECBs deverão ser coladas em posição em que seja possível identificar os aditivos dos tubos após a remoção da tampa (logo abaixo da marca da etiqueta dos tubos).
Após a etiquetagem, o enchimento e a homogeneização, os tubos devem ser transferidos para uma estufa para incubação a 37 °C ± 1 °C durante 24 horas com temperatura controlada, imediatamente após a coleta. Obs.: A estufa não necessita de CO2 nem de umidificação.
Antes da incubação, conserve os tubos à temperatura ambiente (22 °C ± 5 °C).
Após a incubação os tubos de Kit Quantiferon deverão ser centrifugados durante 15 minutos entre 2000 a 3000 x g RCF (g).
O tampão de gel separará as células do plasma. Caso isso não ocorra, dever-se-á centrifugar novamente os tubos.
Volume Mínimo
0,8 mL.
Volume Recomendável
1,2 mL.
Interferentes
As amostras não podem ser congeladas nem refrigeradas antes da incubação.
Critérios de Rejeição
Amostras que não foram submetidas ao processo de incubação e centrifugação conforme descrito no campo coleta.
Amostras com hemólise.
Comentários
A infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB) deve ser identificada em algumas situações de exposição e também na avaliação de determinadas populações imunossuprimidas, como no HIV, e previamente ao uso de imunossupressores.
Há dois testes disponíveis para a identificação de ILTB : a prova tuberculínica (PPD, abreviação em inglês de Purified Protein Derivative), que atualmente não está disponível nos laboratórios privados e o QuantiFERON-TB Gold Plus (QFT-Plus). Os benefícios do uso de QFT-Plus são: a realização do teste é uma só visita (o PPD requer retorno entre 48-72 horas para avaliação da pápula), maior objetividade na interpretação do teste (PPD depende da análise e medição da pápula no local de aplicação do teste com grande variação da leitura entre examinadores) e ausência de interferência da vacinação com BCG e da maioria de outras espécies de micobacterias (menor risco de falso positivo).O QFT-Plus é um teste que utiliza uma mistura de peptídeos que simulam as proteínas ESAT-6 e CFP-10 Mycobacterium tuberculosis(MTB) para estimular células mononucleares. Estas proteínas estão ausentes em todas as cepas de M. bovis (BCG) e na maioria das micobactérias não tuberculosas, com a exceção de M. kansasii, M. szulgai, e M. marinum. As células mononucleares de pacientes com infecção pelo MTB, ao entrar em contato com os peptídeos acima são estimuladas, com consequente produção de interferon-gamma (IFN-y). Portanto, a detecção por ensaio imunoenzimático (ELISA) do IFN-y é utilizada para identificar respostas in vitro aos antígenos associados com a infecção por MTB
Resultados falsos negativos podem ser observados em pacientes com infecção pelo M. tuberculosis e idade avançada ( 65 anos), linfopenia, câncer e doença disseminada.A realização de QFT está validada para crianças acima de 5 anos (CDC⁄OMS). De acordo com a Associação Americana de Pediatria, à despeito de termos poucos estudos em menores de 5 anos, da menor sensibilidade e da maior possibilidade de resultados indeterminados pela imaturidade do sistema imunológico, em crianças entre 2 e 5 anos imunizadas com BCG, o QFT-Plus seria o teste preferencial. Em crianças menores de 2 anos, o PPD seria o teste preferencial, o QFT-Plus pode ser realizado à critério médico.