A Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras Instituições Nacionais e Internacionais, preconizam a necessidade da implantação do sistema de controle da qualidade nos serviços de saúde com a finalidade da melhoria da qualidade.
O Laboratório Citocenter e seu departamento de gestão da qualidade utiliza várias ferramentas aplicadas em todos os processos que venham garantir em todas as etapas a credibilidade e a confiança no resultado.
Acreditação
Acreditação significa outorgar a uma organização um certificado de avaliação que expressa a conformidade com um conjunto de requisitos previamente estabelecidos.
Portanto, a Acreditação do Sistema da Qualidade de Laboratórios Clínicos é um processo periódico e voluntário, outorgado por entidades científicas, com a finalidade de comprovar a implementação do seu sistema da qualidade, quer seja em relação à capacidade organizacional ou técnica.
O Laboratório Citocenter é acreditado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, DICQ, desde 2016. O DICQ é um programa que procura a melhoria contínua dos Laboratórios Clínicos do Brasil.
Proficiência
Também conhecido como controle externo, é eficaz para determinar o desempenho da fase analítica, juntamente com o controle interno, é contínuo, periódico, constituída por avaliações de resultados obtidos pelo laboratório na análise de materiais desconhecidos que simulam pacientes. Relatórios são disponibilizados para o laboratório verificar seu desempenho, identificar melhorias relacionadas a sistemática de ensaio, equipamentos e corpo técnico.
O Laboratório participa de dois programas de proficiência, o PNCQ e o PICQ:
– PNCQ – Programa Nacional de Controle de Qualidade, da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC.
– PICQ – Programa de Incentivo ao Controle de Qualidade, da Sociedade Brasileira de Patologia – SBP. É um instrumento de educação continuada utilizado na melhoria da qualidade em Anatomia Patológica.