Laboratório Citocenter

Exames

ACETILCOLINESTERASE ERITROCITÁRIA

SINÔNIMO
Acetilcolinesterase verdadeira, Acetil colinesterase, COLINESTERASE ERITROCITÁRIA, ACCERI
 

TIPOS DE AMOSTRA
Soro + Sangue total (EDTA)
 
TUBO(S) DE COLETA
Soro: Tubo seco ou tubo Gel separador
Plasma : Sangue total (EDTA)
 
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
 

REALIZAÇÃO
Exame realizado no laboratório de apoio
 
VOLUME MÍNIMO
Sangue total em EDTA: 5,0 ml.
Soro: 1,0 ml. .
 
MÉTODO
FOTOMÉTRICO
 
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum: não obrigatório.
 

INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE
Realizar a coleta utilizando tubo gel separador, e imediatamente após a coleta, homogeinizar o tubo e mantê-lo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente de no mínimo 30 minutos, para evitar hemólise. Após esse período, centrifugar a amostra e acondicionar corretamente no refrigerador de 2 a 8º até o envio da amostra para o setor técnico. Sangue total EDTA homogeinizar levemente e temperatura ambiente de no mínimo 30 minutos.
 
TRANSPORTE
As amostras devem ser embaladas e rotuladas em sacos plásticos de acordo com o descrito no PQ de Transporte.
 
ESTABILIDADE
Soro : 2 a 8ºC por 4 dias.
 
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Não utilizar amostras inativadas termicamente, amostras procedentes de um conjunto de amostras misturdas, amostras demasiado hemolisadas e amostras com contaminação microbiana visível.
Amostras com fibrina, glóbulos vermelhos e outras partículas em suspensão.
 
INTERPRETAÇÃO
As dosagens das colinesterases são os parâmetros para controle biológico da exposição aos organofosforados e carbamatos, onde encontram-se diminuídas.
Existem dois tipos de colinesterases no sangue:
1) colinesterase verdadeira (acetilcolinesterase ou colinesterase eritrocitária), encontrada principalmente nas sinapses do sistema nervoso, pulmões, baço e eritrócitos;
2) pseudocolinesterase (benzoilcolinesterase ou colinesterase II ou colinesterase plasmática), encontrada no plasma, intestino e em outros tecidos. A colineterase eritrocitária é mais usada para avaliar exposição crônica aos organofosforados. Sua atividade é suprimida de forma mais lenta e menos intensa que a pseudocolinesterase.
Ao contrário da colinesterase plasmática, a colinesterase eritrocitária tem aumento rápido de sua atividade após tratamento com Pralidoxime.
Outras condições podem cursar com diminuição da colinesterase eritrocitária: hemoglobinúria paroxística noturna e anemia megaloblastica. Condições que cursam com aumento da colinesterase eritrocitária: estados hemolíticos como talassemia, esferocitose, hemoglobina SS e anemias hemolíticas adquiridas.
 

Sinonímia

ACETILCOLINESTERASE ERITROCITÁRIA

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

5 Dias

Matarial

Soro Quantidade: 1 ml,Sangue EDTA Quantidade: 5 ml