Laboratório Citocenter

Exames

BORDETELLA PERTUSSIS IGG

SINÔNIMO
Coqueluche, Tosferina, Bordetela, BORDETELLA PERTUSSIS, ANTICORPOS IgG, BP-G
 

TIPOS DE AMOSTRA
Soro
 
TUBO(S) DE COLETA
Soro: Tubo seco ou tubo Gel separador
 
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
 

REALIZAÇÃO
Exame realizado no laboratório de apoio
 
VOLUME MÍNIMO
1,0 mL.
 
MÉTODO
IMUNOENSAIO ENZIMÁTICO
 
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum: não obrigatório.
 

INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE
Realizar a coleta utilizando tubo gel separador, e imediatamente após a coleta, homogeinizar o tubo e mantê-lo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente de no mínimo 30 minutos, para evitar hemólise. Após esse período, centrifugar a amostra e acondicionar corretamente no refrigerador de 2 a 8º até o envio da amostra para o setor técnico.
 
TRANSPORTE
As amostras devem ser embaladas e rotuladas em sacos plásticos de acordo com o descrito no PQ de Transporte.
 
ESTABILIDADE
Soro : 2 a 8ºC por 14 dias.
 
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Não utilizar amostras inativadas termicamente, amostras procedentes de um conjunto de amostras misturdas, amostras demasiado hemolisadas e amostras com contaminação microbiana visível.
Amostras com fibrina, glóbulos vermelhos e outras partículas em suspensão.
 
INTERPRETAÇÃO
A Bordetella pertussis é o agente causador da Coqueluche, doença que acomete predominantemente crianças, mas que também atinge adultos causando tosse persistente.
É uma doença altamente contagiosa e sua sorologia é utilizada no esclarecimento em casos de suspeita de infecção, e⁄ou para investigação do estágio imunológico em que o paciente se encontra.
A transmissão ocorre, principalmente, pelo contato direto entre a pessoa doente e a pessoa suscetível, por meio de gotículas de secreção da orofaringe eliminadas durante a fala, a tosse e o espirro. Em alguns casos, pode ocorrer a transmissão por objetos recentemente contaminados com secreções de pessoas doentes, mas isso é pouco frequente, pela dificuldade de o agente sobreviver fora do hospedeiro. Tem em média incubação de 5 a 10 dias podendo variar de 4 a 21 dias e, raramente, até 42 dias. Considera-se que o período de transmissão se estende do 5º dia após a exposição do doente até a 3ª semana do início das crises paroxísticas (acessos de tosse típicos da doença).

Sinonímia

BORDETELLA PERTUSSIS IGG

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

10 Dias

Matarial

Soro Quantidade: 1 ml