Laboratório Citocenter

Exames

DIGOXINA

SINÔNIMO
Digoxinemia, Glicosideo digitalico, Digital serico, Digoxina serica
 

TIPOS DE AMOSTRA
Soro
 
TUBO(S) DE COLETA
Soro: Tubo seco ou tubo Gel separador
 
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
 

REALIZAÇÃO
Exame realizado no laboratório de apoio
 
VOLUME MÍNIMO
1,0 mL.
 
MÉTODO
QUIMIOLUMINESCÊNCIA
 
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum: não obrigatório.
As amostras de sangue devem ser colhidas 6-8 horas após a dose diária ou imediatamente antes da dose seguinte programada.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE
Realizar a coleta utilizando tubo gel separador, e imediatamente após a coleta, homogeinizar o tubo e mantê-lo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente de no mínimo 30 minutos, para evitar hemólise. Após esse período, centrifugar a amostra e acondicionar corretamente no refrigerador de 2 a 8º até o envio da amostra para o setor técnico.
 
TRANSPORTE
As amostras devem ser embaladas e rotuladas em sacos plásticos de acordo com o descrito no PQ de Transporte.
 
ESTABILIDADE
Soro : 2 a 8ºC por 48 hs
 
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Não utilizar amostras inativadas termicamente, amostras procedentes de um conjunto de amostras misturdas, amostras demasiado hemolisadas e amostras com contaminação microbiana visível.
Amostras com fibrina, glóbulos vermelhos e outras partículas em suspensão.
 
INTERPRETAÇÃO
A digoxina é um glicosídeo usado como medicamento e amplamente prescrito no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva, da fibrilação auricular, do flutter atrial, da taquicardia supraventricular e de outros distúrbios cardíacos. O tratamento com a digoxina resulta em um aumento da contratilidade cardíaca, uma diminuição da velocidade de condução e uma redução da frequência cardíaca. O intervalo terapêutico da digoxina é estreito. Os efeitos desejados se tornam exagerados com a administração de um excesso de digoxina, levando a afecções difíceis de distinguir dos sintomas cardíacos originais. E o intervalo terapêutico estreito antes de se atingir a toxicidade, há uma considerável variabilidade na resposta do paciente a uma mesma dose. Em pacientes diferentes, doses idênticas de digoxina resultam em diferentes níveis séricos, devido principalmente à variação individual na sensibilidade miocárdica, absorção, dieta e excreção do medicamento. A interação com outros medicamentos afeta também as respostas individuais de cada paciente. A medição de uma amostra de soro coletada 6?8 horas após a administração de digoxina permite equilibrar os níveis de digoxina no soro e nos tecidos. A monitoração dos níveis de digoxina pode ajudar o médico a ajustar a dosagem de digoxina.

Sinonímia

Digoxinemia ; Glicosídeo digitálico

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

5 Dias

Matarial

Soro Quantidade: 1 ml