Laboratório Citocenter

Exames

IGE ESP (D205) – ÁCAROS – DERMATOPHAGOIDES PTERON

SINÔNIMO
IGE ESP (D205) – ÁCAROS – DERMATOPHAGOIDES PTERONYSSINUS (RDER P10 TROPOMIOSINA) , Tropomiosina,  do acaro , Tropomiosina do Dermatophagoides pteronyssimus , Tropomiosina do acaro Dermatophagoides pteronyssimus
 
TIPOS DE AMOSTRA
Soro
 
TUBO(S) DE COLETA
Soro: Tubo seco ou tubo Gel separador
 
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
 

REALIZAÇÃO
Exame realizado no laboratório de apoio
 
VOLUME MÍNIMO
2,0 mL.
 
MÉTODO
MMUNOCAP – (FEIA – FLUOROENZIMAIMUNOENSAIO)
 
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum: não obrigatório.
 

INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE
Realizar a coleta utilizando tubo gel separador, e imediatamente após a coleta, homogeinizar o tubo e mantê-lo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente de no mínimo 30 minutos, para evitar hemólise. Após esse período, centrifugar a amostra e acondicionar corretamente no refrigerador de 2 a 8º até o envio da amostra para o setor técnico.
 
TRANSPORTE
As amostras devem ser embaladas e rotuladas em sacos plásticos de acordo com o descrito no PQ de Transporte.
 
ESTABILIDADE
Soro : 2 a 8ºC por 7 dias.
 
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Não utilizar amostras inativadas termicamente, amostras procedentes de um conjunto de amostras misturdas, amostras demasiado hemolisadas e amostras com contaminação microbiana visível.
Amostras com fibrina, glóbulos vermelhos e outras partículas em suspensão.
 

INTERPRETAÇÃO
O diagnóstico molecular de alergia vem se tornando cada vez mais bem estabelecido na prática de Alergia. Enquanto a maioria dos exames usados na rotina para auxílio diagnóstico das alergias, como os testes cutâneos e a dosagem de IgE específica, utiliza de extratos proteicos obtidos de fontes alergênicas naturais, que contêm grande diversidade de elementos orgânicos, o método molecular dispõe de componentes alergênicos naturais purificados ou recombinantes. Se os primeiros identificam a fonte provável da alergia, o último detecta a molécula exata que desencadeia os sintomas, sendo assim mais específico.
O ácaro D.pteronyssinus é dos mais predominantes em nosso meio e estão presentes,  principalmente, na poeira doméstica devido ao seu hábito alimentar, que consiste de resto de pele humana e demais detritos orgânicos presentes no ambiente, não é sem razão, que essa principal espécie de ácaro tem o nome científico de Dermatophagoides que literalmente significa comedor de pele.
Algumas condições ambientais como temperatura em torno de 30°C e umidade do ar elevada (entre 75 e 80%), favorecem o crescimento e proliferação dos mesmos.
O ácaro em si não produz nem conduz doenças, são as proteínas presentes no seu corpo e fezes que são capazes de induzir uma resposta imune e causar alergia em indivíduos susceptíveis, apresentando como principais sintomas rinite e asma.
A presença de IgE detectável não indica, necessariamente, doença alérgica, tampouco a sua ausência a exclui. Não há como interpretar a dosagem de IgE específica dissociada da anamnese e de outros exames complementares.

Sinonímia

IGE ESP (D205) - ÁCAROS - DERMATOPHAGOIDES PTERON ; IGEPA

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

5 Dias

Matarial

Soro Quantidade: 5 ml